Códex


Encadernar é divertido. Dos muitos modos de encadernar ideias, “Códex” reúne as encadernações mais institucionais. Afinal, somos acadêmicos, muito dispersos, mas ainda meio chatos.

Os artigos aqui presentes podem relacionar-se tanto com as pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação aos quais <<estamos vinculados>>, quanto as investigações poéticas e mais pessoais vistas em <<Imaginária>>. Desdobram-se ensaios, resenhas, poemas, crônicas, críticas e comentários podem sair por aí para passear e acabarem nas páginas de alguma revista científica ou  anais de congressos.

[obs.: novas formatações implicam novas numerações de página].

.

A virtualidade nas proposições vivenciais. Revista Valise. 2012 (Palavras-chave: Virtualidade, Hélio Oiticica, Proposições vivenciais)

Opacidade e transparência: a relação sujeito-não-objeto. Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação, 2012 (Palavras-chave: Não-objeto, Opacidade, Transparência, Sujeito)

A estrutura-cor nas bases do suprasensorial. VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, pp. 438-447. (Palavras-chave: Oiticica, Bólides, Cor)

A presença do vazio nas proposições de Hélio Oiticica. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2013 (Palavras-chave: Neoconcretismo, Espectador, Oiticica, Sujeito Fenomenal)

O sujeito ativo e as proposições de HO. Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação, 2012 (Palavras-chave: Oiticica, Percepção, Espectador, Autor)

Espectador reconvocado: o habitar a obra em Hélio Oiticica. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2012 (Palavras-chave: Escritos de artista – espectador reconvocado – Hélio Oiticica)

Subversão e dependência das tecnoimagens. Seminário Paisagem: do panorama ao pertencimento, 2012 (Palavras-chave: Paisagem, Imagens Técnicas, Fotografia, Câmara Escura)

O sentido de tecnoimagem como “cópia sem original”. 22º Encontro Nacional da ANPAP, 2013 (Palavras-chave: Flüsser, Tecnoimagem, Heidegger, Simulacro)

O universo das imagens técnicas e as estratégias atuais de apropriação na arte. Seminário Ibero-americano Poéticas da criação, 2012 (Palavras-chave: unidade, série, imagens técnicas, simulacro, apropriação)

“Smoke And Fire”: memória, reprodução, revival. IX Encontro de História da Arte, Unicamp, 2013 (Palavras-chave: Dina Kelberman, net.art, memória, revival)

Reativando estratégias poéticas: a experiência “RE-vivo dito” e o conjunto de épocas. Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação, 2014 (Palavras-chave: Alberto Greco; RE-vivo dito, Historiografia da Arte)

Alberto Greco: Intervencionista Informalista?. Artigo apresentado no 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Ser ou não ser uma Nuvem? ou Ecos dos Assassinatos de uma MoscaArtigo publicado na Revista Farol, n. 14, dezembro de 2015, pp. 47-60. 

Apropriação e participação em Mouchette.org: a profundidade no zerodimensional. Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação, 2013 (Palavras-chave: mouchete.org, apropriação, participação, net.art)

Um Cyborg em Campo de Nuvens. Artigo publicado na Revista Palíndromo, v. 7, n. 13. Florianópolis: PPGAV/CEART UDESC, 2015, p. 63-82.

Ação do Espectador-Agente como Substância da Proposta de Arte em “Mouchette.org”. Artigo apresentado no 24º Encontro da Anpap, Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGAV, 2015. Publicado em Anais do evento, Comitê CHTCA, pp. 72-87.

Colaboração como substância da proposta de arte: múltiplas retomadas em “mouchette.org”. Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação, 2014 (Palavras-chave: Mouchette.org; Substância; Acidente; Participação)

A deliberação e o destino encoberto. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2014 (Palavras-chave: Mouchette.org, net.art, Flüsser, apropriação, cybercultura)

O lugar sagrado da imagem medieval: “imagem-objeto” e site specificity. XIV Jornadas Internacionales de Estudios Medievales, 2014 (Palavras-chave: imagem-objeto, site specific, ornamental)

Homenagem ao mundo: sobre a função primeira da ornamentação. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2014 (Palavras-chave: Ornamentação. Funções ornamentais. Arte Atual.)

Por uma definição do ornamento. IX Encontro de História da Arte, Unicamp, 2013 (Palavras-chave: Teorias da ornamentação, Ornamentalidade)

Sobre a ornamentalidade medieval: estudo do fólio 112v do Beatus de Facundus. Revista História e Cultura, 2013 (Palavras-chave: Teorias da ornamentação. Ornamentalidade. Beatus de Facundus)

A função moduladora e os diferentes graus de ornamentação no Beatus de Facundus. Revista Signum, 2014 (Palavras-chave: Ornamental. Papel Modulador. Beatus de Facundus)

Beatus de Facundus: um estudo da ornamentalidade das cores. XIII Congresso Internacional de Filosofia Medieval, 2011 (Palavras-chave: Beatus de Facundus, Cor, Ornamentalidade)

Beatus de Fernando I e Sancha: símbolo de poder e riqueza na Espanha moçárabe do século XI. III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011 (Palavras-chave: Reinado de Fernando I, Leão no século XI, Beatus de Fernando I e Sancha)

Entre memoria e ornamenta: o Beatus de Facundus como tesouro real. XIV Jornadas Internacionales de Estudios Medievales, 2014 (Palavras-chave: Commentarium in Apocalypsin, memoria, ornamenta)

Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática). Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2013 (Palavras-chave: Instalação, ÍC-PPs, Señalamiento”, Deriva Estética)

A Grande Justificativa. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2014 (Palavras-chave: Instalação, Arquivo, Pós-produção, Vestígio)

Chronos e Kairós: determinações poéticas para o tempo vivido. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, 2014 (Palavras-chave: Processo de criação. Tempo. Exposição. Desdobramento)

Entre Crescer e Cair- Processos iniciais. Ensaio visual apresentado no V Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES – O Trágico e o Dramático. Centro de Artes UFES, Vitória, ES, 2015 | Rodrigo Hipólito, Fabiana Pedroni e Angélica Pedroni.

.

.

.

.

.

 

.

.

.

.

.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s