
Fundo rosa. À esquerda, capa do livro Na volta a gente esquece, com ilustração de mulher branca de calças jeasn e camisa amarela abrindo geladeira vermelha, de onde sai uma nuvem de vagalumes. Sobre a capa, lê-se Pré-venda, Frete Grátis. Sob a capa, Apoio, realizado com recursos do Funcultura, Governo do Estado do Espírito Santo. À direita da imagem, lê-se: Ganhe um marca-páginas artesanal e personalizado pela autora. Um livro de memórias e situações cotidianas atravessadas por experiências fantásticas, e das pequenas pausas do dia. Acesse: escambau.org.
Nesse vídeo, Fabiana Pedroni e Moacir Fio conversam sobre o livro “Na volta a gente esquece”, disponível para pré-venda na loja da Editora Escambau.
“Na volta a gente esquece” reúne 27 crônicas, contos e relatos de processo criativo. São textos curtos para dias de poucas horas. Assim é um causo. Ele chega devagar, como um pequeno comentário, e reverbera em nossos afetos. Cada cena ordinária, intensificada na ficção, pode nos levar por mares de memória. A casa nunca é a mesma. As orelhas nem sempre são arredondadas. O atalho não nos leva para onde pensávamos ir. Como escolhas finais, estes textos são empurrões em direção a mais um dia.
.
.
Essa é uma obra de autora estreante, que se apresenta como contribuição para a multiplicidade do ecossistema literário capixaba. “Na volta a gente esquece” traz as palavras marcadas pelas transformações de uma década. Há textos da jovem pesquisadora, da artista em ebulição, de rompimentos e redescobertas. Esses 27 causos trabalham situações representativas para diversas vidas atravessadas pelos deslocamentos do interior para a metrópole e seus retornos.
Alguns dos textos que compõe “Na volta a gente esquece” são nítidos contos, outros, empregam elementos ficcionais para brincar com a crônica e a crítica. Em muitos dos causos, assim como é na escuta de vozes da roça, o fantástico, o absurdo e o estranho alfinetam o tom realístico e o olhar analítico.
Na volta a gente esquece pode ser adquirido AQUI.
Créditos do livro
Edição: Rodrigo Hipólito
Ilustração de capa: Nathália Pimentel
Diagramação: Rodrigo Hipólito e Ingrid Gollner
Obra realizada com recursos do Funcultura, através de edital da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.