NPT S05E14: Dois momentos do espectador na obra de Antonio Manuel

Urnas quentes. Antonio Manuel. 1968.

Imagem de capa. Urnas quentes, 1968, de Antonio Manuel. Fotografia editada em alto-contraste de magenta e verde. Duas caixas de madeira sujas, fechadas com fitas de aço e com lacres de cera. Na parte super da imagem, lê-se Dois momentos do espectador na obra de Antonio Manuel. Na parte de baixo da imagem, logo do podcast e indicação de NPTS05E14.

Neste episódio nós pensamos a posição do espectador através de duas obras de Antonio Manuel, “Urnas-quentes” (1969) e “O Corpo é A Obra” (1970). Se você nos escuta por aplicativos, a postagem original está em notamanuscrita.com.

Acesse o episódio em forma de texto aqui.

Se você chegou até aqui, não entendeu nada e quer se perder mais, segue a gente no Twitter:

Equipe do NPT: Chewie no Twitter (Instagram) | Rodrigo Hipólito | Alana de Oliveira | Fabiana Pedroni Sunomoma (Instagram) | Dennis Almeida | Camilla Saloto

Acesse www.notamanuscrita.com | assine nosso Feed RSS | no Spotify | no CastBox

Addict | Castro | Pocket Cast | PlayerFM | Breaker |

no Google | no Deezer | por E-mail | ouça no Youtube | avalie a gente no iTunes

e mande e-mail pra dizer qualquer coisa: naopodtocar@gmail.com

Músicas e Transições:

– Shehnai – Let the beat hit em Remix by J.Lang (c) copyright 2020. Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial (3.0) license. Ft: Stefan Kartenberg aka JeffSpeed68

– Tears Of Transcendence by Speck (c) copyright 2016. Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial  (3.0) license. Ft: Javolenus, Martijn de Boer

– Dig the Uke by Stefan Kartenberg. (c) copyright 2016. Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial  (3.0) license. Ft: Kara Square

– Alt Night Vendor by Speck (c) copyright 2018 Licensed under a Creative Commons Attribution Noncommercial  (3.0) license. Ft: Stefan Kartenberg, Subhashish Panigrahi, panu, The Alsajo Project, gummerstreet

Referências e comentados:

– [campanha] Outras Histórias, quadrinhos poético-filosóficos, da Miramar Livros;

– [artigo] ARAÚJO, Virgínia Gil. Antonio Manuel – a resposta política da arte contemporânea no Brasil. 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis. ANPAP, 2007.

[livro] Antonio Manuel; textos de Antonio Manuel, Frederico Morais, Hélio Oiticica, Jean-Claude Bernadet, Mário Pedrosa e Ronaldo Brito – Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto de Artes Plásticas, 1984 (Arte Brasileira Contemporânea). 

– [artigo] CANEJO, Cynthia Marie. Gestos Efêmeros e Obras Tangíveis: A Trajetória de Antonio Manuel, In: Novos Estudos CEBRAP Nº 76. Novembro de 2006.

– [livro] GOMES, Helder. Relativismo Axiológico e Arte Contemporânea: De Marcel Duchamp a Arthur C. Danto – Critérios de Recepção Crítica das Obras de Arte. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

– [catálogo] INSTITUTO TOMIE OHTAKE. Arte como questão. Anos 70 – Meio século de arte brasileira, Volume 2. Curadoria Gloria Ferreira. São Paulo, 2009.

[vídeo] Loucura e Cultura. Filme 35 mm, preto e branco, 10min. 1973. Fotografia: Antonio Luiz e Júlio Romiti. Montagem: Ricardo Miranda.

– [livro] REZENDE, Renato. Coletivos. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2010.

– [livro] RIBEIRO, Alessandra Monachesi. Antonio Manuel – Corpo, Memória e Morte, 2007.

– [texto] OITICICA, Hélio. “A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido da construtividade”, In: Glória Ferreira e Cecília Cotrim [Orgs.]. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006, p. 32-95.

– [livro] O‟DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

APOIE ESTE PROJETO

PIX: 980bd103-6440-4077-8218-08361a13173b

Considere Apoiar o Não Pod Tocar pelo PicPay

NPT S05E14: Dois momentos do espectador na obra de Antonio Manuel. [locução] Rodrigo Hipólito; Fabiana Pedroni [S.l.]: Não Pod Tocar, 20 nov. 2022. Podcast. Disponível em: < https://wp.me/p27PBE-1Rx > . Acesso em: preencher com data de acesso ao arquivo.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário