ÍC-PP Condição Diagramática

Em PDF
Fabiana Pedroni
Joani Caroline Souza
Rodrigo Hipólito[1]

Este ensaio visual é composto por diagramas e estudos realizados durante a pesquisa “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos” (Bolsa Ateliê de Artes Visuais, Secult, Vitória, 2012-2013).

Numa investigação poética da relação sujeito/mundo-percebido observa-se o uso dos conceitos de “deriva estética” e “señalamiento” do artista argentino Edgardo Vigo e da proposta de “arte vivo dito”, do também argentino Alberto Greco. Formalmente, os “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos” construíram-se com a captação de imagens foto e vídeográficas, o registro em croquis, desenhos e rabiscos e a composição de textos filosófico-poéticos nos quais a experiência com o ínfimo e corriqueiro do espaço habitado (hábito) desdobrou-se em objetos, novos textos e imagens, no sítio notamanuscrita.com e, num último momento, em instalações (Museu do Colono – Santa Leopoldina e Sítio Força Verde – Afonso Cláudio, 2013).

Apresentamos, aqui, a estrutura de conexões que deu origem as instalações e como o próprio cruzamento de autores, conceitos e trabalhos de arte pode tornar-se espacial. Abordamos a não-linearidade da deriva por informações e o rizoma de ideias firmadas durante o processo de uma pesquisa realizada em grupo.

A instalação final dos “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, proposta para o Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, traz o fruto de um empenho primeiro em traçar possíveis relações entre a experiência pessoal com um mundo percebido (fenomenal) e o caminho, tanto individual quanto comunitário, encontrado na realidade reflexiva e imaginada.

.

Diagrama 01

Diagrama 01. Preparação para a instalação “Engenharia Naval em Papel”, Museu do Colono, Santa Leopoldina, ES, 2013.

.

Diagrama 02

Diagrama 02. Preparação para a instalação “Engenharia Naval em Papel”, Museu do Colono, Santa Leopoldina, ES, 2013.

.

Diagrama 03

Diagrama 03. Preparação para a instalação “Engenharia Naval em Papel”, Museu do Colono, Santa Leopoldina, ES, 2013.

.

Diagrama 04

Diagrama 04. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013.

.

Diagrama 05

Diagrama 05. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013.

.

Diagrama 06

Diagrama 06. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013.

.

Diagrama 07

Diagrama 07. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013.

Diagrama 08

Diagrama 08. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013. Diagrama editado com as principais ideias agregadas ao projeto de pesquisa que deu nome a instalação. Contém as principais conexões realizadas entre 2011 e 2013.

.

Diagrama 09

Diagrama 09. Preparação para a instalação “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos (condição diagramática)”, integrante da mostra “Por Territórios e Lugares”, Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo, Vitório, ES, 2013. Edição do diagrama 09. Apresenta as conexões a serem realizadas espacialmente na sala de exibição do Museu de Arte do Espírito Santo.
.

Diagrama 10

Na sequência, diagrama 10. Imagem da instalação final no Museu de Arte do Espírito Santo. Contem o encaixe das quatro paredes da sala. Em cada parede podem ser observadas as conexões que forma o diagrama geral da pesquisa “Ínfimos Corriqueiros – Pormenores Possessivos”.

.

Panorama 01-01

.

.


[1] Fabiana Pedroni é mestranda em História Social pela USP, artista e redatora do site notamanuscrita.com; Joani Souza é bacharela em Artes Plásticas pela UFES, artista e videomaker; Rodrigo Hipólito é mestrando pelo Programa de Pós-Gradação em Arte da UFES, artista e crítico.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s