[ensaio] Quando eu dançava com uma cidade inteira

Texto e vídeo de Rodrigo Hipólito

Este é um vídeo-ensaio feito a partir de material de arquivo, retirado de celulares usados, perdidos ou esquecidos. Através de vídeos curtos e incidentais, captados durante 15 anos, o trabalho reflete sobre a construção da intimidade entre o sujeito e a cidade de Vitória. Captação dos vídeos de arquivo: indeterminado. Texto e edição: Rodrigo Hipólito.

 

Texto narrado no vídeo

Não era a primeira vez que eu atravessa a terceira ponte, mas foi enquanto a atravessa, que uma parte de mim reafirmou que eu me sinto em casa nessa cidade.

Voltar pra Vitória tem sido uma máxima quase terapêutica entre as pessoas que eu conheci por aqui e que decidiram ir embora.

Ir embora é até um jeito sutil de dizer. Na verdade, algumas pessoas tentaram fugir.

A maioria retorna de vez em quando, quase como se aqui existisse um ponto privilegiado a partir do qual a gente pudesse observar o restante do mundo e fingir que ele faz sentido.

Outra correção: quando eu digo Vitória, quase sempre isso inclui Vila Velha, Cariacica e Serra.

Eu passei mais tempo aqui, nessas ruas, nessas casas, nesses apartamentos, nesses ônibus e terminais, do que em qualquer outro lugar.

Acho que eu nasci aqui.

Foi esse ar pesado e arranhado, essa beleza mortífera do céu cor de rosa, esse brilho barulhento ou subitamente silencioso… foram essas harmonias que me fizeram nascer aqui.

Quando eu puder voltar a passar batido como paisagem pelas curvas , quando eu puder desmarcar, de última hora, uma saída noturna, quando eu puder me sentir acompanhado de outras solidões, quando eu puder me esconder de uma chuva carinhosa, como será?

Naquele jogo que é uma dança sem toques, erótica, subentendida e sempre a mesma, sempre quase nova.

Como será quando eu voltar pra casa?

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s