[vídeo] Edição de áudio para podcast: introdução

Texto e curso de formação por Fabiana Pedroni e Rodrigo Hipólito

— Vamos fazer um podcast!

Quando ouvi essa frase pela primeira vez, ela arranhou meus ouvidos. Quanto mais me explicavam, mais embaralhavam minha concepção do que era áudio. Uma memória aquarelada me despejava nas modas de viola e causos do mato que ouvia na rádio de infância roceira.

Nunca se tornou tão verdadeiro para mim a máxima “aprender fazendo”. Iniciei como ouvinte ao mesmo tempo em que iniciei minha atuação de podcaster. E nesse tempo, desde que começamos o Não Pod Tocar, o cenário da mídia podcast se modificou completamente.

Nos últimos dois anos, a popularização da mídia podcast elevou o consumo do formato de programas de áudio para milhões de acessos diários, em território nacional, e ultrapassou a faixa de centenas de milhões de acessos diários, em escala global. Se eu digo que sou podcaster, nem sempre preciso explicar o que isso significa.

Contudo, produtores de conteúdo dos campos da Arte ainda exploram pouco essa mídia. Em sua formação, o artista se aproxima do áudio de diversas formas, mas poucos caminhos chegam ao podcast.

Os podcasts existem pelo menos desde 2004 e foram produzidos, inicialmente, por profissionais de rádio. As grandes diferenças entre podcasts e programas de rádio são o modo de distribuição e a edição. Hoje, especialmente no cenário brasileiro, os podcasts não são produzidos necessariamente por jornalistas profissionais ou pessoas com experiência em rádio. A produção independente sustentou e sustenta a maior parte dos podcasts produzidos em português. Essa especificidade do campo o abre com várias possibilidades para a área artística.

A edição, no entanto, continua a ser um desafio para a maioria dos produtores e principalmente para artistas que não possuem experiencia e/ou formação específica para a edição de áudio. Mesmo produtores de conteúdos musicais, muitas vezes desconhecem as necessidades da mídia informativa em formato podcast.

Com essas necessidades em foco, propomos um curso de formação introdutório para a edição de áudio para podcasts. Trata-se de uma proposta que aponta para duas direções complementares: a formação técnica de profissionais dos campos da Arte para facilitar e incentivar a produção de conteúdo na mídia podcast; e a abertura de debate sobre as possibilidades experimentais de um meio ainda pouco explorado por artistas.

Essa formação faz parte de uma iniciativa do Fundo de Cultura do município de Vila Velha, no ES, que junto da Lei Aldir Blanc promove atividades de difusão de arte e cultura em formato virtual.

A introdução é voltada para produtores de conteúdo atuantes nos cenários da Arte e para interessados na mídia podcast de modo geral. A partir dessa introdução, é possível iniciar os seus próprios canais de transmissão em áudio com maior qualidade para suas produções.

De início, apresentamos o que é a mídia podcast, quais são as suas características técnicas e as variedades de formato, falamos sobre a captação de áudio, o que a caracteriza e sobre a organização dos conteúdos, para podermos, em seguida, falar sobre a edição de áudio propriamente dita. Exploramos suas características, a importância da organização de arquivos de áudio, sobre o planejamento de edição, apresentamos quais são as principais ferramentas para edição de áudio e algumas questões técnicas e éticas que abarcam a edição e seu público.

Durante a formação, Rodrigo Hipólito comentou sobre outro vídeo que pode ser útil para a formação: “Introdução à edição de áudio para podcasts”, em que Rodrigo apresenta algumas questões técnicas voltadas para a edição de áudio.

Referências:

CARVALHO, A. A. C. et al. Integração de Podcast s no Ensino Universitário: Reacções dos Alunos. Revista Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação de do CETEC. MEDIA, Porto, v. 1, n. 6, p.50-74, 2008. Disponível em: http://revistas.ua.pt/

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/

LUIZ, Lúcio, Et al.. Reflexões Sobre o Podcast. São Paulo: Marsupial, 2014.

LOPES, Leo. Podcast: Guia Básico. São Paulo: Marsupial, 2015.

MOURA, A. M. C; CARVALHO, A. A. A. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. In Rui José & C. Baquero, (eds), Conference on Mobile and Ubiquitous Systems – CSMU 2006. Universidade do Minho: Braga, p. 155-158, 2006. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt

VALLE, Sólon do. Microfones: teoria e aplicação. Rio de Janeiro, 1997.

UAIPOD 02: uaiPod2018 – A importância da edição para o podcast. Apresentadores: Ana Eliza e Marcelo Cafiero. Participantes: Leonardo Mogli, Renato Silveira, Marcelo Seabra e Priscila Armani.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s