[texto de processo] Como duas imagens se reconhecem?

Texto de Fabiana Pedroni.

Este fragmento de texto de processo faz parte da composição da dissertação de Fabiana Pedroni, disponível aqui.

A aparência junta pares, mas não se trata de superfície, e sim de corpos. Corpo que é pele e entranhas, que é o colar de ouro, o corpo ornado em ouro e a própria luminosidade corporal.

Um corpo que se orna é um corpo que marca um lugar. Pela aproximação das marcas, as imagens se encontram e nos guiam para participarmos dessa conversa.

Reconhecemos os lugares marcados pelo ornamento mesmo quando eles supostamente se esvaziam, quando os seres que habitam o lugar saem de cena e permanece o ornamento, bem como sua luminosidade.

.

Beatus de Facundus, f. 112v

Beatus de Facundus, f. 112v. Círculo púrpura com figura masculina entronizada.

Beatus de Facundus, f. 116v

Beatus de Facundus, f. 116v. Recorte vertical estreito com figura masculina entronizada sob pórtico com círculos na parte superior e cavalo no meio de círculo composto por faixa ornada com pequenos círculos e circundada por diversas figuras humanas na parte inferior.

Beatus de Facundus, f. 141v

Beatus de Facundus, f. 141v. Figura masculina entronizada em círculo azul escuro, ladeada por anjos na parte superior e por três pessoas de cada lado na parte inferior.

Beatus de Facundus, f. 162v

Beatus de Facundus, f. 162v. Figura masculina entronizada de olhos bem abertos no meio de círculo azul escuro com estrelas brancas.

Beatus de Facundus, f. 173

Beatus de Facundus, f. 173. Figura masculina sentada em trono esquemático no meio de um semicírculo que interrompe-se no vértice superior esquerdo da página.

Beatus de Facundus, f. 182v

Beatus de Facundus, f. 182v. Figura masculina de pele escura sentada no meio de círculo azul ornado de estrelas, parcialmente interrompido pelo vértice superior esquerdo da página.

Beatus de Facundus, f. 187

Beatus de Facundus, f. 187. Figura masculina entronizada com mão direita estendida em benção sobre a cabeça de figura menor, ladeadas por anjos e colunas ornamentadas à esquerda e à direita.

Beatus de Facundus, f. 254

Beatus de Facundus, f. 254. Figura masculina entronizada e cercada por linha vermelha ao centra e diversas figuras entronizadas menores, também cercadas por linhas, à direta e à esquerda.

Beatus de Facundus, f. 262

Beatus de Facundus, f. 262. Recorte horizontal com figura masculina em trono esquemático e mão estendida em benção no centro de círculo púrpura, ladeada por dois anjos.

176v

Beatus de Facundus, f. 176v

Beatus de Facundus, f. 176v

Beatus de Facundus, f. 176v. Recorte horizontal com semicírculo azul ornado de estrelas na parte superior, figura masculina entregando uma lança para um anjo com azas pretas à esquerda e outra figura entregando um livro para um anjo de asas vermelhas à direta.

O ornamento marca lugares, cria aproximações e distanciamentos entre objetos, imagens, ideias. Essas tensões podem ser representadas por um sistema, um modo de agrupar elementos solidários através de suas relações, isto é, o sistema é uma apresentação de rede de conexões.

No estudo do Beatus de Facundus, apresentamos esse sistema da seguinte maneira:

Esquema dissertação Fabiana.

Longa imagem horizontal com sequência de estruturas que compõem cada página analisada do manuscrito do Beatus de Facundos.

.

Sem grandes explicações, por ora, este é um espaço de anotações, uma grande nota de rodapé.

.

não cante lamúrias, meu bem,
a semente germinará
ou fará forte a terra.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s