E aí, gente perdida?! Neste episódio você escuta a pesquisadora Flávia Marcarine Arruda, que veio nos falar sobre a sua dissertação de mestrado, “Territorialidades Ciganas na Região Metropolitana de Vitória” (orientação Prof. Dr. Carlos Roberto M. de Andrade). Pegas os fones e vem ouvir alguns questionamos sobre nomadismo e sedentarismo, modos de ser e visão de mundo dos ciganos, sua história pelo mundo e pelo Brasil.
Se você chegou até aqui, não entendeu nada e quer se perder mais, segue a gente no Twitter:
acesse www.notamanuscrita.com
no Spotify
por E-mail
ouça no Youtube
avalie a gente no iTunes
e mande e-mail pra dizer qualquer coisa: naopodtocar@gmail.com
Como Mandar Áudio para o Não Pod Tocar (vídeo)
Comentados:
– Flávia Instagram
– Flávia Academia.edu
– Flávia e-mail: flaviamarcarine@gmail.com
– Fanfare Transylvania (banda)
– Fanfare Ciocarlia (banda)
– Emir Kusturica (filmes e músicas)
Referências Indicadas:
– ARAÚJO, João Gabriel Farias Barbosa de. Arquitetura por um fio: Vestes e abrigos de povos ciganos e nômades. Dissertação. (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
– FONSECA, Maria de Lourdes Pereira. Espaço e cultura nos acampamentos ciganos de Uberlândia. Dissertação. (Mestrado em Planejamento Urbano) – Universidade de Brasília, Brasília, 1996. [como não encontramos um pdf disponível, indicamos outra dissertação que se aproxima desse estudo e o utiliza como referência].
– DURANTE, Daniela Simiqueli. Ciganos nas terras do Espírito Santo: representações sócio-políticas (1870-1936). Dissertação. (Mestrado em História Social das Relações Políticas) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
– FERRARI, Florencia. O Mundo passa. Uma etnografia dos Calon e suas relações com os brasileiros. 2010. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, 2010.
– TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. Ciganos no Brasil: uma breve história. 2ed. Belo Horizonte: Crisálida, 2009.
Músicas do episódio:
– Djinji Dinji Bubamara – Emir Kusturica
– Asfalt Tango – Fanfare Ciocârlia
– Caravan – Fanfare Ciocârlia
– Shantel – Bucovina
Imagem de capa:
– frame do filme “Funeral à Cigana”, de Fernando Honesko, 2012.
.
.
.
.
.
.
.
.
.