[conto] Não me ameace, eu não preciso saltar

casa

Ilustração com intervenções manuais e digitais em vermelho de Fabiana Pedroni sobre desenho de Ingrid Gollner (Caneta nanquim de ponta porosa unipin 0.1, lápis grafite 2B, folha 140g/m²), 2020.

Texto de Fabiana Pedroni

 

— Desça daí, Fabiana!

Como seria possível, descer de onde não se subiu? “Sem pé nem cabeça”, como dizia minha vó, era o motivo para eu estar ali. Eu não entrei naquela casa, não me recordo nem sequer de a ter visto por aí. Mas ali estava eu, sem saber como descer, sem poder sair. Por mais que eu me movimente, por mais que eu abra as janelas e corra pelas tábuas desgastadas, ela não tem saída. Por mesmo instante, respiro o ar úmido que brota das telhas molhadas e o cheiro das plantas e raízes do quintal. Aspiro um labirinto confuso de sensações simultâneas. Quando se está dentro de uma casa como esta, não se separa mãos de nariz, pés de olhos. Todos os sentidos se dissipam pela ideia de casa.

Eu não poderia descer do telhado, corro pelas tábuas apenas para sentir que ali estou. Não me arriscaria a tentar desencostar os braços da sacada, nem a bunda do degrau. Meu corpo está entre a casa. O que é uma casa? Por que imagino uma casa dessa forma? Como posso estar dentro dela, sem nem ter nunca a conhecido? Quantos filmes, quantos contos, quantos romances na sacada eu assisti para que minha casa de roça se tornasse uma ideia romantizada e macabra ao mesmo tempo. Eu não entrei na casa, porque ela estava dentro de mim. Como sair de um imaginário tão intenso sem junto arrancar as raízes que constroem a experiência do ser no mundo? Não se apaga uma experiência sem criar outra. Nem mesmo a amnésia pode ser eremita. Me faça esquecer e um mundo novo se cria; me faça descer, que o próximo degrau será o anterior. Aqui eu me finco.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s