In memoriam

Ensaio visual da artista e graduanda em Artes Plásticas Maria Angélica Pedroni, publicado na Revista Colóquio (12.2018). Para conferir este e outros artigos da revista, clique Aqui.

 

In memoriam

Maria Angélica Pedroni

Memória não tem corpo. Ela habita uma foto, se espalhada entre as tintas, percorre as risadas. Cada encontro, uma nova memória. Cada caixa aberta, uma memória se renova e outra se perde. Às vezes temos um conto de terror, noutra, de fadas. Irmãos se foram, um tio que matou o outro, um sumiço, um apego, uma brincadeira. Os trabalhos que envolvem a série “In memoriam” se desdobram entre memórias pessoais e causos contados. Tornar presente uma memória é experimentá-la de várias formas e em diferentes momentos. O tempo é aquele que não passa, ele continua presente, continua a correr. As pessoas continuam a ir e vir, a tinta Violeta Vampiro continua a escurecer e embaçar a lembrança. Resistimos.

Foi dentro daquela caixa que compreendi a amplitude do que é uma memória. Tão pequena e eu achava que poucas coisas caberiam, mas a vontade de lembrar, a vontade de pertencer, a expandiu. Era caixa, era folha, era vidro, era planta. Tudo se transbordou em potências. E continua a transbordar em experimentações. Quanto mais retomo, vivencio mais uma memória, que ganha novos sentidos. Algumas são impossíveis de retomar, presas em uma memória inacessível da grande matriarca. Aqueles que eram esquecidos, passam a existir, passam a respirar o mesmo ar essencial das plantas. Alguns nomes, já não conhecemos, mas eles são nós.

IM01

IM02

IM03

IM05

IM06

IMornam01

IMornam02

IMornam04

IMornam03b

IMnaturalis02

IMnaturalis04

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s