Le livre et ses espaces

.

O livro e seus espaços

.

MILON, Alain (dir.) ; PERELMAN, Marc (dir.). Le livre et ses espaces. Nouvelle édition [en ligne]. Nanterre : Presses universitaires de Paris Ouest, 2007 (généré le 29 juillet 2015). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/pupo/453>. ISBN : 9782821826915.

Le livre et ses espaces

.

Entre livro e espaço há aberturas que eu nunca imaginaria, algumas são cirúrgicas, do retirar a folha, do abrir a letra, outras de um “gênero” mais abstrato, do surgimento de um espaço antropológico, metafísico. E nada mais coerente que começar a falar da ideia de Livro ao questionar a própria existência/função de uma introdução. É assim que Alain Milon abre (e não ‘introduz’) o livro “Le livre et ses espaces”, obra que reúne estudos apresentados na jornada “Le livre comme espace” (O livro como espaço), coordenado por Milon e Marc Perelman, na Universidade de Paris, em março de 2005. “Avertissement, préface, préliminaire, préambule, annonce, introduction ou ouverture?” (Aviso, prefácio, preliminar, preâmbulo, anúncio, introdução ou abertura?). Milon escolhe “Abertura”, porque abre caminhos e ferramentas ao invés de introduzir arranjos que expliquem a natureza singular dos espaços múltiplos assumidos pelo livro.

Tendo em vista essas aberturas, a obra é dividida em 4 partes. A primeira, “Dispositif réflexif du livre: page, texte et sujet” (Dispositivo reflexivo do livro: página, texto e sujeito), traz textos que se concentram em “compreender o espaço conceitual do livro através da figura do sujeito”. A segunda parte, “Espace plastique du livre: poésie, peinture, photographie” (Espaço plástico do livro: poesia, pintura, fotografia), não interrogará apenas sobre o aspecto artístico do livro, “[…] mas para compreender como seus espaços laterais como aquele da nota de rodapé, por exemplo, confronta o espaço principal do corpo do texto; a espacialidade torna-se […] espaço de metáfora artística”[1] (Milon, p. 6).

A terceira parte, “Autour d’espaces d’écriture : morceaux choisis” (Acerca de espaços de escrita: peças selecionadas),  trata das relações entre o livro e o espaço literário a partir de determinadas obras. Na quarta e última parte, “Espaces anthropologiques dans et hors du livre” (Espaços antropológicos dentro e fora do livro), o livro sai de seu espaço interno (do texto, da página, da imagem, da leitura…) para alcançar outros espaços de convivência, como a biblioteca. O livro torna-se “instrumento vivo” – objeto de decoração, instrumento de medida, substituto afetivo… Ele vive como parte humana.

“Existe o espaço do livro – suas dimensões -, o espaço no livro – a topologia da página e da linha -, o espaço fora do livro – a coleção em biblioteca -, o espaço sem o livro quando o livro desapareceu. O espaço tem muitos significados que se complementam e se contradizem.” [2] (Milon, p. 7). É por meio desses múltiplos significados (e aberturas) que o livro torna-se objeto metamórfico – objeto ora industrial, ora cultural, histórico, literário, artístico… a depender de qual espaço ele “ocupa”.

[1] […] mais pour comprendre comment ses espaces latéraux comme celui de la note de bas de page par exemple, interpellent l’espace principal du corps du texte ; la spatialité devenant dans ce cas précis un dispositif plastique à part entière, espace de métaphore artistique.

[2] Il y a l’espace du livre – ses dimensions –, l’espace dans le livre – la topologie de la page et de la ligne –, l’espace hors du livre – la collection en bibliothèque –, l’espace sans le livre lorsque le livre a disparu. L’espace a ainsi plusieurs sens qui se complètent et se contredisent.

.

.

.

.

.

.

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s